Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Teenage Dirtbag

Este blog é o meu diário. Mais para mim do que para vocês. Uma tentativa de arquivo de pensamentos. "Teenage" como quem diz... já são 26.

Teenage Dirtbag

Este blog é o meu diário. Mais para mim do que para vocês. Uma tentativa de arquivo de pensamentos. "Teenage" como quem diz... já são 26.

20 de Janeiro, 2013

Os Jogos da Fome - não consigo parar de ler!

Inês

Estou a adorar completamente esta saga. Sinto-me já cem por cento apanhada na teia, viciada. Ontem estive até às três da manhã a ler, acabei o Em Chamas e não consegui resistir, fui buscar A Revolta. Então o Gale larga aquela bomba e esperam que uma pessoa aguente? Não dá para isso! Fiquei super surpreendida pela aquela reviravolta no Quarteirão. Confesso que tive de ler várias vezes algumas passagens (como a do fio elétrico e a do quadrado limite da arena) porque não percebia bem aquilo e mesmo agora ainda não o sei explicar claramente. Cuidado que agora vou contar spoilers! Então já estavam mais de metade dos tributos combinados entre si com os mentores e com o novo produtor dos jogos contra o Presidente Snow e o Capitólio? Tudo isto sem dizer nada à Katniss e ao Peeta que são "levados ao colo" pelos outros tributos pois sem o Peeta, a Katniss não faz nada e sem a Katniss não há revolução nenhuma. Depois acontece a grande reviravolta, a Katniss rebenta com a arena toda, propositadamente ou não (não tenho a certeza) e vem uma aeronave (das do novo produtor dos jogos) para resgatar os tributos que restam mas acaba por deixar que o Peeta seja sequestrado pelo Capitólio (porquê que esta aeronave não veio mais cedo?). A Katniss quando sabe fica em choque porque vê-se sozinha num distrito que não é o seu (o 13) com as pessoas que mais ama mas sem o Peeta e portanto está tudo estragado! Todos precisam dela para alimentar a revolta que se faz sentir pelos distritos contra o capitólio mas ela não está nem aí até que o Peeta finalmente dá sinais de vida e dá uma entrevista ao Caesar mostrando-se defensor da Katniss mas manipulado pelo presidente Snow pois apela a um cessar-fogo entre os distritos e o Capitólio. Parei na parte em que a Katniss ganha força e autonomeia-se como o mimo-gaio. Não sei muito bem o que pensar sobre esta trama toda. Como já vos disse, adoro absolutamente a história mas a verdade é que não a tenho muito clara (como podem ter notado por estas linhas acima). As partes dos jogos em si continuam a ser as minha preferidas tanto no livro um como no livro dois. Depois quanto há grande reviravolta de que falei, da luta combinada contra o Capitólio, é que me faz ter uma opinião menos forte. Não sei se gosto assim tanto de como as coisas foram feitas. Surpreendentes sem dúvida e viciantes também mas um tanto ou quanto... não sei. Esta última parte não me caiu tão bem como o resto da história.

Mas tenho que dizer que acho interessantíssimo e fenomenal como Os Jogos Da Fome conseguem chegar a tanta gente e a tanta gente diferente o que eu acho ser uma coisa não fácil de conseguir (por exemplo, o fenómeno da saga Twilight foi estrondoso em todo o mundo mas tem aquele rótulo de 'história para adolescentes raparigas'). Os Jogos, por outro lado, conseguem combinar romance (que atrai o sexo feminino) com competição, luta e revolta (coisa que apela muito mais aos rapazes) de uma forma viciante que faz com que quer sejamos rapazes ou raparigas adoremos cada pequena parte da história.

Para os fãs dos Jogos que por aqui passam, vou deixar algo que deverão adorar para se entreterem enquanto o filme não sair (e depois há isto que é o filme Em Chamas só sair em novembro e que remédio é o nosso se não aguentar ansiosamente?). Mas pronto. São umas curtas-metragens que encontrei pela net feitas por um conjunto de fãs que retratam alguns episódios da história. Aqui têm a reprentação do 2º Quarteirão em que o Haymitch foi o vencedor. Aqui têm a história de amor entre o Finnick e a sua amada Annie. Aqui têm o último momento entre a Katniss e a Rue (está mais fiel ao livro mas eu gosto mais do filme do que disto). E por fim, aqui têm a conversa entre a Katniss e o Peeta na caverna nos Jogos da Fome.

E é isto e já foi muito! Deu um post enorme! :O

Se alguém tiver percebido melhor a história do que eu e me consiga explicar algumas dúvidas deixadas cá em cima agradecia.

E quem ainda não leio os Jogos, leiam que não se vão arrepender!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.